terça-feira, 25 de outubro de 2011

A FANTÁSTICA HISTÓRIA DOS SINOS DA CATEDRAL DE LAGES


Autor: R.H. Souza
(Dramatização baseada em fatos e personagens reais, mostrando a verdadeira epopeia que foi a construção da catedral de Lages, com a instalação de seus famosos sinos, numa época em que os recursos eram precários). Foto extraída do site:
 
Naquela manhã de setembro de 1915, o fazendeiro Oscar de Brito, do alto da varanda de sua casa, contemplava a paisagem, formada pelos imensos campos de sua propriedade, onde milhares de reses pastavam sob a temperatura tépida daquele dia. O inverno tinha sido rigoroso e fora preciso levar os animais para as grandes invernadas que ficavam nos limites de sua fazenda, situada nos campos de Lages. Agora, com a chegada da primavera, as pastagens cresciam abundantes e o gado, em pouco tempo, estaria pronto para o abate. Compradores não lhe faltavam e eles chegavam de toda a região. Muitos vinham do litoral de Santa Catarina, subiam a serra do Rio do Rastro em busca da carne suculenta dos rebanhos da região serrana. As manadas, então, eram tangidas até o litoral, através da serra, e dali para os grandes centros consumidores do país.  
Enquanto admirava a paisagem, o fazendeiro tomava o seu chimarrão matinal, um hábito que o acompanhava desde a mocidade. Era um ritual diário que ele praticava com prazer. Uma criada da fazenda trazia uma chaleira de ferro com a água quente, enquanto ele colocava a erva-mate na cunha de porongo, ricamente adornada com adereços em prata. Depois, colocava a água quente no recipiente e, através da bomba, também de prata, sorvia o líquido amargo, mas comprovadamente benéfico para a saúde.
Depois de tomar três cuias de chimarrão, Oscar de Brito dirigiu-se para o grande salão da fazenda, onde iria tomar o café da manhã, em companhia da esposa, Dona Alice, momento em que eles colocavam a prosa em dia.
- Sabe, Oscar – disse Alice, enquanto servia o café para o marido – Esta noite eu tive um sonho muito estranho.
- Estranho, como?
- Eu estava num grande descampado, sob um céu cheio de estrelas, quando ouvi o toque de vários sinos que vinha de muito longe. Só que era um som diferente... muito diferente do que estamos acostumados a ouvir. Aliás, um som que parecia uma música... uma música divina.
- Deve ser o jantar de ontem que te fez mal, minha querida – comentou o fazendeiro.
- Ontem, eu não comi nada que pudesse me fazer mal. Só sei que foi um sonho muito estranho que me deixou um pouco atordoada.
- Esqueça...porque um sonho é simplesmente um sonho.
Quando terminou o café, Oscar de Brito trocou de roupa e se preparou para montar seu cavalo preferido, pois estava na hora de fazer a ronda da fazenda. Ele confiava em seus empregados, tinha um capataz muito competente, mas trazia sempre em mente aquele antigo provérbio: “O que engorda o boi é o olho do dono”. E as preocupações de um fazendeiro como ele, eram numerosas, principalmente com a alimentação e a saúde de seu rebanho. Tinha que ficar atento às numerosas doenças que podiam atingi-lo, como a aftosa, a brucelose, o carbúnculo, além de carrapatos e bernes que também  acarretavam prejuízos aos animais.
Algumas semanas mais tarde, o casal de fazendeiros descansava na grande varanda da casa, quando entrou um peão para avisar que tinha um padre no portão da fazenda. Ele queria falar com o proprietário. Oscar de Brito mandou que o empregado introduzisse no salão o visitante e comentou com a mulher:
- Se é padre, deve vir atrás de dinheiro. Sei que estão visitando diversas fazendas da região para levantar fundos para a construção da Catedral de Lages. É negócio de muito dinheiro.
 - E tu não achas que a nossa cidade deva ter uma bonita catedral? Será uma igreja dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, de quem sou muito devota.
- Sim, concordo contigo. Os padres não estão construindo a catedral para eles, mas para a cidade. Dizem que será uma obra extraordinária que vai  levar 10 anos para ser concluída. Será toda em pedra... aliás o que não falta na região ... daí o nome da própria cidade: Lages ... lages são pedras...
Nesse ponto, a conversa foi interrompida com a entrada do visitante. Era um frade, de estatura mediana, de pele muito clara e cabelos alourados, indicando sua origem germânica. Vestia o tosco burel de frade franciscano, bem amarrotado, pelas andanças que fazia em lombo de burro, de fazenda em fazenda, em buscas de recursos para a construção da grande obra de sua vida: a Catedral de Lages. Dona Alice introduziu o visitante no recinto, enquanto ele se apresentava:
 - Bom dia, Sr. Oscar e Dona Alice. Louvado seja Jesus Cristo!
- Para sempre seja louvado – respondeu Dona Alice!
- Meu nome é Frei Gabriel... Gabriel Zimmer. Sou o pároco da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Lages...
- Sei quem é o senhor – falou Oscar. É o responsável pela construção da nova catedral.
- Isso mesmo.
- Já ouvi falar muito de seu trabalho. Dizem que por onde passa, constrói uma igreja.
- Sim, fui responsável por algumas construções nas paróquias que dirigi. Acho que o nosso Salvador merece uma casa digna de seu nome.
- Não há dúvida – completou Dona Alice.
- Bem, Reverendo - falou Oscar -, a que devemos a honra de sua visita?
- É o assunto de que falávamos: a nova catedral. Como os amigos sabem, iniciamos a sua construção há cinco anos, ela está bem adiantada, mas ainda tem muita coisa por fazer. Meu confrade, Frei Egydio Lother, o arquiteto construtor, tem feito um trabalho extraordinário, com muita competência. Enquanto ele se dedica à construção, eu trato de levantar o dinheiro para a obra.
- Sei - disse Oscar - que  muitos fazendeiros da região contribuíram com elevadas somas.
- Exatamente. O nosso orçamento total é de trezentos e quarenta e cinco mil contos de réis, fora o custo dos sinos. E esses, que serão em número de três, deverão estar à altura da construção e seu preço representará 10 por cento do total da obra.
- Isso daria quase 35 mil contos de réis – falou Oscar.
- Aproximadamente... mas os preços de cada sino são diferentes, dependendo do peso de cada um. O menor, que pesa 610 kg,  já foi doado por Dona Julinha Ramos. O Médio tem 920 kg e  é um presente de Dona Baselissa Alves de Brito.
- Sei quem é – completou Oscar.
- Bem ­- concluiu Frei Gabriel –, falta agora o mais pesado, que terá 1.520 kg com um custo de 17 mil contos de réis. É para a compra desse sino que estou visitando novamente os fazendeiros, pedindo contribuições. Sei que o seu preço é muito elevado e deve ser rateado entre diversos doadores.
- Onde vai fundir esses sinos, Frei Gabriel – perguntou Oscar?
- Serão fundidos na Alemanha, na cidade de Bochum, onde existe empresa especializada que produz os melhores sinos do mundo. Aliás, quase tudo o que teremos na nova catedral, virá da Alemanha: decoração, altares, confessionários, vitrais, órgão, imagens de santos e outros materiais.
- Mas como o reverendo trará esses sinos através da serra?. O senhor deve conhecer os perigos da Serra do Rio do Rastro, com suas curvas e despenhadeiros. Eu já perdi muito boi ali quando mandei gado para o litoral.
- Sei desses perigos, mas tudo foi muito bem planejado. Cada sino virá numa carreta preparada previamente, puxada por diversas juntas de mulas, sob o comando de carreteiros de inteira confiança. É gente acostumada a esse tipo de viagem. Eles irão, inclusive, examinar previamente as estruturas das pontes por onde passarão as carretas para ver se aguentam o peso dos sinos, que estarão entre os maiores do mundo.
- Frei Gabriel - disse Dona Alice -, o senhor não está construindo somente uma catedral, mas escrevendo uma epopeia que ficará entre os episódios mais importantes da história da nossa região serrana.
- Faço isso para a maior glória de Deus, Dona Alice, pois não tenho outra motivação. Hoje, sou o pároco de Lages, amanhã poderei ser removido para outro lugar, de acordo com as determinações de meus superiores.
- Admiro seu espírito empreendedor, frei Gabriel - falou Oscar - e espero que permaneça em Lages ate o término da sua obra.
- Mais importante do que a minha presença é a do arquiteto, Frei Egydio, pois ele é o cérebro da construção. O projeto dele se inspirou na monumental catedral de Magdeburg (templo de São Maurício e Santa Catarina), considerada a primeira construção gótica da Alemanha, erguida por volta do ano de 1209. A minha função é garantir os recursos financeiros para a obra, o que, graças a Deus, estou conseguindo. Devo isso à bondade do povo lageano, principalmente de seus fazendeiros. Tudo indica que ficarei à frente do empreendimento até sua conclusão.
- É o que todos esperamos – concluiu Dona Alice.
Como estava na hora do almoço, o casal de fazendeiros convidou o frade para partilhar com eles a refeição, o que ele aceitou com satisfação, pois a peregrinação, em lombo de burro, de fazenda em fazenda, exigia todo o seu estoque de energia. E nada melhor para recuperá-la do que uma farta refeição como era preparada na fazenda do casal Oscar de Brito e Alice. Quando veio a sobremesa, Oscar falou:
- Frei Gabriel, estou inteirado de todo o projeto da futura catedral e acho que ela merece sinos de qualidade europeia. Iremos contribuir para a compra do sino principal. Quanto ao valor da minha contribuição, vai depender de alguns levantamentos que farei nos próximos dias. Dentro de 10 dias, estarei em Lages e prometo levar o dinheiro em espécie para que o Sr. feche o contrato com essa fundição da cidade de... como é mesmo o nome?
- Bochum
          - Isso mesmo... Bochum. Nunca esquecerei esse nome. O Sr. pode voltar tranquilo para a sua paróquia que não lhe faltará o dinheiro para comprar esse sinão de tonelada e meia, cujas badaladas espero ouvir, um dia, ecoando por esses campos e coxilhas da nossa querida terra. Ademais, acho que a mão de Deus guiou o reverendo até nossa fazenda, porque minha mulher teve um estranho sonho dias atrás... Conta para ele, Alice.
Dona Alice, um tanto encabulada, narrou para o frade, muito atento, o sonho que tivera, quando, sob um céu estrelado, ouvira badalas de sinos como ela jamais ouvira.
- Até hoje - concluiu –, fico toda arrepiada quando me lembro do sonho.
- Um anjo de Deus deve ter lhe demonstrado os maravilhosos sons que os sinos da futura Catedral de Lages farão ecoar sobre a paisagem, alcançando os mais longínquos rincões. Esqueci de lhes dizer que cada sino terá um nome e representará uma nota musical. O sino maior, de 1.520 kg e badalo de 87 kg, terá o nome de Cristo Salvador e tocará a nota Mi da escala musical. O casal Oscar e Alice serão os seus  padrinhos.  O sino médio, de 920 kg e badalo de 66 kg, terá o nome de Santa Maria e tocará a nota Sol. Finalmente, o menor, de 610 kg e badalo de 48 kg, terá o nome de nosso pai São Francisco. Sua nota será o Lá. A combinação das três notas, segundo conceituados músicos, produzirá sons harmoniosos.
Aquela tarde, quando Frei Gabriel chegou a Lages, dirigiu-se imediatamente ao canteiro de obras da nova catedral, onde encontrou seu irmão de hábito, frei Egydio, a quem transmitiu os resultados de sua jornada.
- Estive com um casal de fazendeiros, Oscar de Brito e Alice Wendhausen. Estou certo que farão uma boa contribuição para a compra do sino principal. Se faltar alguma coisa, já tenho gente que também contribuirá.
 - Com isso – disse frei Egydio – estarão praticamente assegurados os recursos para a conclusão da obra. Laudetur Jesus Christus!
- Para sempre seja louvado!
Depois de uma longa conversa com Alice, Oscar de Brito resolveu fazer um levantamento de suas reservas monetárias que eram guardadas em espécie no grande cofre que  tinha no escritório, pois, àquela época, não existia banco na região. As trocas comerciais eram feitas na base do toma-lá-dá-cá. Depois de um tempo, contando o dinheiro que tinha no cofre, Oscar de Brito dirigiu-se à mulher e falou:
- Minha velha, acho que podemos patrocinar sozinhos o grande sino de Frei Gabriel. Fiz uns levantamentos e temos dinheiro suficiente para a empreitada.
- Acho ótimo, meu querido. Assim, quando não estivermos mais aqui, o badalar daquele sino vai lembrar sempre a Nossa Senhora dos Prazeres que fomos nós os padrinhos dele e ela estenderá sobre nossas cabeças o seu manto celestial, permitindo que nossas almas descansem na paz do Cristo Salvador...
- Estou de acordo contigo, minha querida. Deus sempre nos deu muito mais do que precisamos e está na hora de retribuirmos um pouquinho pelo muito que recebemos. Amanhã, partirei para Lages com o dinheiro para a aquisição do sino Cristo Salvador .
As obras da catedral de Lages prosseguiram e, em 24 de dezembro de 1920, foram batizados os três sinos, sendo os mesmos içados para o alto das grandes torres de pedra. No natal de 1921, Frei Gabriel declarou concluídas as obras da catedral, isso 10 anos depois de seu início. Alguns dias depois, em 1º; de janeiro, foi realizada a consagração da nova matriz pelo bispo de Florianópolis, D. Joaquim Domingues de Oliveira. Nessa oportunidade, os sinos tocaram pela primeira vez diante da multidão extasiada que acorreu para assistir à cerimônia, sendo que a onda sonora alcançou os mais longínquos recantos da região.
Dona Alice e o marido vieram assistir à cerimônia de consagração da nova matriz. Quando ouviu os sinos tocarem, Dona Alice se emocionou. Virou-se para o marido e falou:
- Foi este o som que ouvi em meu sonho naquela noite, Oscar... sim foi exatamente este.
- Agora, acho que Deus, à vezes, nos manda um recado através dos sonhos. Foi o teu relato que me convenceu a contribuir para essa grandiosa obra de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador.
Em 18 de outubro de 1929 foi instalada definitivamente a diocese de Lages, sendo seu primeiro bispo Dom Daniel Hostin. Passados mais de 90 anos e a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres com seus magníficos sinos continua se destacando na paisagem da cidade serrana. Em 05 de abril de 1990, a Lei Orgânica do Município de Lages, declarou-a como seu patrimônio cultural.
(Se você quiser ouvir os maravilhosos sons dos sinos da Catedral de Lages, chame pelo google:  
Sinos da Catedral de Lages SC.wmv-YouTube  e encontrará um vídeo com a respectiva gravação.









       

**************************************                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário